Migrando

Há muito tempo que me interesso pelo tema das migrações ou não me dedicasse à sanidade internacional há mais de uma década. Há pouco tempo, abordei sumariamente neste espaço o filme francês Welcome – Bem-Vindo (2009) de Phillipe Lioret, que aborda algumas questões pertinentes.

O que não disse – o texto era sobre cinema – é que, pouco depois, tinha também lido um interessante livro sobre o tema da autoria da ilustradora argentina radicada em Itália (após uma estadia em Barcelona de 11 anos)  Mariana Chiesa Mateos, publicado entre nós pela Orfeu Negro na sua coleção Orfeu Mini.

O livro Migrando tem duas capas e nenhuma contracapa, não nos dando pistas squanto ao local por onde começar a leitura. Houve até o cuidado de repetir a ficha técnica em ambos os lados, para que não restassem dúvidas da seriedade da arbitrariedade, contando o volume com a conceção gráfica da prestigiada editora italiana Orecchio Acerbo ou não se tivesse realizado a edição simultânea nos dois países.

Após uma breve introdução escrita, somos convidados a entrar no mundo pictórico da autora, povoado, entre outros, por pessoas-aves e pessoas-folhas em migração. A maioria das ilustrações do seguinte vídeo faz parte da obra editada, pelo que o compartilho convosco:

Quem vive histórias assim?

NPS

Anúncios