Papepipoputatetitotu

alfa_portugues_1Hoje, o trio de autores deste espaço almoçou em conjunto e um deles optou pelo cefalópode denominado pota. Lembrei-me então de que queria aqui escrever algo sobre uma brincadeira que as crianças em processo de  alfabetização gostam, ou não constasse dela uma palavra proibida.

Recordam-se de quando começaram a juntar sílabas e criar sons de significado ausente, palavras e… palavrões? Lembram-se do famoso “Pata, peta, pita, pota, put*”?

Como poderão ter visto aquando escrevi do regresso às aulas, os livros escolares do 1º. ano do meu filho são da Porto Editora, onde o protagonista principal é o mediático Alfa. Numas folhas recortáveis compostas por diferentes quadradinhos com letras e sílabas, poderão ver a seguinte ordenação de sílabas:

pa pe pi po pu ta te
ti to tu la le li lo

Achei extremamente curioso o pu estar junto ao ta, quando se podia ter escolhido qualquer outra ordenação, pelo que coloquei várias hipóteses:

– a mente dos adultos (ou a minha, se não se quiserem incluir) tem muito que se lhe diga;
– quem ordenou as sílabas está até hoje muito divertido por ninguém na editora ter notado a sua “partida” ou não se ter importado com a mesma;
– O Alfa chegou realmente à escola no seu disco voador amarelo como o sol e como bom extraterrestre estava mal sintonizado na nossa língua.

Aqui está a foto comprovativa:

papepipopuNPS

 

Anúncios