Jogar com as emoções

mush

Mush é um jogo para o Windows Phone desenvolvido pela Angry Mango Games, o qual foi lançado no verão passado. Trata-se de um dos videojogos para o dispositivo móvel da Microsoft que permite pontuar no gamerscore associado à XBOX.

Mush é um jogo de plataforma/puzzle, no qual o jogador tem de descobrir como ir avançando até ao final de cada nível e ir procurando e apanhando certos itens pelo caminho.

Qual a originalidade? Em primeiro lugar, o grafismo. A arte é extremamente apetecível e cativante, como poderão ver no vídeo com o trailer do jogo. E a música adequa-se bastante ao jogo. Mas o mais importante, deixei para o final…

A mecânica do jogo baseia-se nas emoções. Assim, consoante colocamos o personagem feliz, triste, confuso ou zangado, modificamos não só o modo como ele se move, mas também permitimos que ele colecione os quatro tipo de itens existentes, associados às quatro emoções. Quando está feliz (desenhando nós um sorriso no écran, para que tal aconteça), o Mush cresce e voa, desafiando a gravidade. Quando está triste (desenhamos uma boca triste), fica pequenino e muito pesado. Para obter o estado confusional, temos de virar o telemóvel ao contrário. E se o queremos ver zangado e capaz de destruir quase tudo o que lhe aparece pela frente, temos de abanar o telemóvel.

O jogo é relativamente fácil, havendo apenas um ou outro colecionável que poderá ser ligeiramente mais complicado. Nesse sentido, além de um jogo relaxante, parece ser também algo que os mais novos poderão jogar e com os quais poderemos explorar as diferenças entre as emoções e o hetero e autorreconhecimento das mesmas, bem como lhes dar uma ajudinha no jogo, caso seja necessário…

NPS

Anúncios