Formação PASSE, 5 anos volvidos

Foi hoje terminado o último dos 3 cursos de formação destinados a profissionais de saúde sobre o PASSE – Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar que se realizaram em 2012.

Com públicos-alvo diferentes (profissionais que constituem as equipas locais do Programa, responsáveis das referidas equipas e gestores locais do programa a nível dos agrupamentos dos centros de saúde), transmitiram-me, enquanto cocriador do Programa, sinais diferentes.

De um modo geral, os profissionais de saúde que iniciam a formação PASSE aceitam facilmente, quando existentes, as suas lacunas quanto a planeamento, metodologia de projeto, competências na área da dinamização de grupos ou em temáticas mais do foro da psicologia da saúde. No entanto, por muito verdes que eventualmente estejam quanto à temática da alimentação saudável, poucos parecem estar conscientes dos seus conhecimentos serem parcos e errados.

A que se deve tal? Nestes cinco anos de formação, tenho-me sempre vindo a preocupar com esta impressão, entretanto comprovada em vários estudos. Fico constantemente a reflectir como se processará o ensino pré-graduado e a formação pós-graduada nesta área do conhecimento (com, obviamente, as salvaguardadas exceções à quase totalidade dos nutricionistas).

A verdade é que a “alimentação saudável” parece ser uma temática que quase todos os seres humanos parecem acreditar dominar, ou não se alimentassem todos os dias… E se têm filhos ou são responsáveis por elaborar ementas para crianças, aplicam tais conhecimentos “o melhor que sabem”. É pena é a desinformação ser tão grande, independentemente da faixa etária…

Ao fim de cinco anos, começo a rever alguns profissionais que veem ser formados em áreas diferentes do PASSE. É interessante ouvi-los pronunciar frases ou darem respostas que são quase textualmente idênticas aos dos documentos do PASSE, bem como constatar o seu maior domínio em dinâmicas de grupo. Parece que os autores do Programa realmente fizeram e continuam a fazer escola. Deste modo, vou renovando as energias para continuar 😉

NPS

Anúncios