Wordament

Wordament é um jogo desenvolvido por You vs. the Internet e editado pela Microsoft Studios. Na verdade, os dois criadores do jogo são dois funcionários da Microsoft que decidiram abraçar nos seus tempos livres o projeto que culminou no referido videojogo.

Na verdade, o Wordament baseia-se num antigo jogo de tabuleiro norte-americano, o Boggle da Parker Brothers, no Brasil conhecido por Parole.

Num quadrado 4×4 são colocadas 16 letras (ou mais) para que encontremos todas as palavras possíveis e imaginárias com mais de 3 letras numa determinada língua. Obviamente, quanto mais e maiores palavras, mais se pontua. A pontuação depende ainda de se utilizarem certas letras menos frequentes, se descobrirem palavras referentes a temas ou se utilizarem os di ou trigramas (conjuntos de 2 ou 3 letras num único quadrado).

Este jogo concebido para o Windos Phone 7.5, foi incluído no rol de jogos do Windows Phone compatíveis com a plataforma XBOX 360, com direito às conquistas daquela consola. As conquistas dependentes dos demais jogadores, provaram-se difíceis. Mundialmente, os resultados são cruzados com os de todos os jogadores que tentam desvendar o puzzle naquele momento, e poderá não ser fácil ser o melhor jogador daquela hora, estar no top 250 dos melhores jogadores, no top 10%, vencer todos os companheiros de jogos (denominados “frenemies” ou “animigos”) ou obter a melhor pontuação numa partida…

O jogo causa vício q.b. para continuar a tentar figurar entre os melhores. Pessoalmente, lá consegui, na língua inglesa e, posteriormente, na espanhola, ir tendo direito a todas as conquistas, exceto o melhor jogador da hora. Foi necessário a recente introdução da língua portuguesa para o conseguir.

Quanto a todos os leitores que não tenham um Windows Phone, tenho boas notícias caso já tenham ou pensem vir a ter o sistema operativo Windows 8 num computador ou tablet. O jogo também se encontra disponível nesse sistema.

Em ambas as plataformas, o jogo é gratuito!

Deixo-vos um vídeo de um “combate” entre dois dos melhores jogadores:

Eis o vídeo do anúncio para o Windows 8:

Como curiosidade, diga-se ainda que um jogador desenvolveu uma aplicação semelhante ao Wordament para realizar uma proposta de casamento:

Vai-se deixar tentar?

NPS

Atualização: desde 21 de dezembro de 2012, o jogo passou a estar disponível nos iOS (iPod Touch, iPad e iPhones), sendo o primeiro jogo XBOX com conquistas (apesar de num número reduzido) disponíveis naqueles dispositivos móveis.

Atualização 2: desde 31 dejaneiro de 2013, o Wordament passou a estar disponível numa versão web, passível de ser utilizado pelo Windows 7 e XP, em navegadores como o Internet Explorer 8 a 10, Google Chrome ou Firefox, bem como nos computadores Mac OS através do Google Chrome. Trata-se, mais uma vez, do primeiro jogo XBOX com conquistas (novamente, num número reduzido) disponíveis naquelas plataformas. A ubiquidade parece ser a palavra-chave.

Anúncios