Making of…

O segundo olhar… durante as filmagens de uma longa metragem, se o realizador for famoso ou existirem estrelas presentes, vai-se tornando habitual a construção de um documentário sobre a obra, envolvendo várias dimensões: a sua filmagem, os objetivos do realizador, as apreciações dos atores, as considerações da equipa responsável pelos efeitos especiais.

Encarámos este fenómeno sob certo prisma em ATRAÇÂO DA SUBJETIVIDADE. Para esta nota interessa-nos uma outra perspetiva… Numa época em que filmes, músicas e livros estão à distância de um clique, de um descarregamento da internet dos objetos em que essas obras surgiam estão, de algum modo, em crise: o dvd, o álbum de música em cd ou até mesmo o livro. Uma série de suportes tecnológicos retiram-lhes a materialidade, reduzindo-os a um ficheiro de computador.

A inclusão dos making´s of nos dvd pode ser encarado como um gesto de resistência. Ter o dvd não é só ter o filme mas um conjunto de produtos associados. Também nos cd´s se registam movimentos da mesma natureza: um álbum de música antiga, ricamente ilustrado, é acompanhado de um livro sobre as obras e compositores interpretados.

Uma espécie de produto gourmet que convoca simultaneamente filmes e músicas. Conseguir-se-á resistir aqui ao clique?

(imagem obtida aqui)

Anúncios