Curtas, depois

Como prometido, após as longas, eis uma breve viagem pelas curta-metragens a que tive oportunidade de assistir em agosto. Sempre gostei muito deste formato, não só por remeter às origens do próprio cinema, mas também por permitir um amplo leque de abordagens e experimentações, dificilmente conseguidas em filmes de maior duração.

Tenho, no entanto, de confessar que longe vão os tempos onde frequentava festivais dedicados exclusivamente a curta-metragens ou que seguia religiosamente os espaços que lhe eram dedicados na RTP2, onde se tinha o privilégio de aceder ao mais variado tipo de obras, portuguesas e estrangeiras. Entretanto, via internet e aplicações específicas, tenho visto algumas pequenas – em duração -obras da sétima arte, mas sem nenhum propósito específico que não a apreciação das mesmas como cinéfilo e/ou entretenimento.

No entanto, em agosto, poderíamos dividir as curtas a que assisti em 2 pólos: extras de livros e acompanhantes de filmes no cinema ou extras de discos blu-ray, indo o destaque para a primeira categoria.

Finalmente, li História Trágica com Final Feliz de Regina Pessoa. Mas, antes de iniciar a sua leitura, socorri-me da cronologia e vi o DVD anexo, no qual constava o filme que lhe deu origem. Com a voz off da vocalista dos Clã, Manuela Azevedo, este registo poético realizado por Regina Pessoa é simplesmente o filme português mais premiado internacionalmente, com direito a 50 prémios e distinções. Merecidamente! Mas confirmem por vós:

Bonita também – apesar de algo previsível – é a curta da Pixar que antecede Brave – Indomável, intitulada La Luna, realizada por Enrico Casarosa. Eis um clip da mesma:

No blu-ray de Lorax, estão incluídas 3 curtas, denominadas Serenade, Wagon-Ho e Forces of Nature. Na verdade, estes 3 registos apresentam linhas narrativas abandonadas para o filme, com personagens do mesmo. Cumprem o seu propósito de entreter.

De modo semelhante, mas com um resultado inferior, A Aventura Antártica de Nimrod e Stinky tem um propósito semelhante no blu-ray d’ Os Pinguins do Sr. Popper.

NPS

Anúncios