Saladas de verão

image

No Verão e com o calor até a comida apetece mais fresca, desde a temperatura ambiente até ao gelado. Esta é pelo menos a posição de muitos amigos ou conhecidos, porque eu devo confessar que a temperatura externa raramente interfere com a minha disposição para comer/beber alimentos mais quentes ou mais frios. Sim, eu gosto de gaspacho mesmo em pleno inverno ou de sopa quente no verão!

O que me incomoda mesmo, e por isso resolvi escrever é que a maioria das pessoas com quem contacto quando falamos em saladas querem dizer só e apenas “alface”!…

Pois é. Lá tenho eu de usar a estratégia de perguntar logo de seguida: então e  quantos ingredientes usou na sua salada de hoje? A resposta esperada vem em 95% das vezes: só alface.

Com tanta variedade de legumes podemos imaginar as combinações infinitas de saladas. Por isso sou adepta de dizer que para se chamar salada 2 legumes não chegam. O mínimo são 3 a 5.  Se tenho 5 legumes, por exemplo o tomate, a cenoura, a couve branca, o pimento e o pepino cortados em juliana ou às rodelas ou em diferentes formas e ainda lhe juntar feijão frade, milho e ovos de cordoniz digam lá se não fica uma salada colorida e apetecível!

E nem ponta de alface!!!

Há mais saladas para além da alface. Desafio-vos a mostrar-me outras combinações. ok?!

imagem de destaque: “Lettuce” de James Barker

imagem galeria: “Fruit Salad with Boiled Egg on a White Plate” de Lavoview

