A minha classificação de 4 filmes do WKD

Le Pacte des Loups (2001) de Christophe Gans

Na região francesa de Gevaudan há uma misterosa besta que ataca e mata habitantes. O Cavaleiro Fronsac, naturalista real acompanhado do seu amigo índio americano Mani, descobrem a trama que envolve um culto promovido pela nata da região, nesta França de século XVIII.

Fotografia muito detalhada e interessante. Efeitos visuais menos bons e muita previsibilidade de ação, contrastam com a trama que se desenrola numa sociedade entediada que assim encontra adrenalina para se distrair. Porque será que os humanos gostam de ser violentos?

4 estrelas pelo suspense e surpresa de época.

Freedom Writers (2007) de Richard LaGravenese

Alguém que se entrega com tanta intensidade e paixão à profissão que até arranja mais dois empregos para trabalhar no que acredita ser a sua missão de vida: ajudar adolescentes problemáticos a encontrar um sentido e esperança para a vida. O preço da entrega implica destruição do seu casamento e esgota-lhe a vida para além da missão. A capacidade de concretização de objectivos à primeira vista inatingíveis é contagiante, pois assistimos primeiro à realização da personagem e depois à concretização da dos adolescentes alunos que conseguem trazer da europa a mulher que escondeu Anne Frank.

Filme praticamente sem exteriores explorando a intensidade da relação do professor-pater-pedagogo com alunos virgens na cultura mas veteranos no sofrimento. Vale pela exploração da realidade dos gangs comparando-os ao maior gang: Nazismo e o Holocausto com o massacre e sofrimento dos judeus.

Sem surpresas e de argumento demasiado superficial, apesar da intensidade de exploração de sentimentos.

4 estrelas pela esperança.

The Proposal (2009) de Anne Fletcher

Mais uma mentira americana com o sentimento de culpa a exigir confissão seguido do perdão e da felicidade de um final cor-de-rosa…

Além das paisagens interessantes e do humor bem disposto pouco há a dizer desta receita sem surpresas. O poder do chefe ou o poder do chefiado? Fica a questão…

2 estrelas pela diversão ligeira

What a Girl Wants (2003) de Dennie Gordon

Teen movie, sem tirar nem pôr… Interessante pelo aspeto mais feira londrina em vez dos habituais clichés mas demasiado sublinhada a vertente da relação filha-pai/sentimentos de reencontro. Um pai que não sabe que tem uma filha e uma filha que vai dos EUA a Londres para o encontrar e descobrir que a separação foi causada pela ambição política do futuro sogro que no fim já não é… Enfim, 2 estrelas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios